O CLUBE

 

A história de Nosso Clube


(Colaboração: Bruno Volles)

Lamentavelmente não existem registros dos primeiros anos e existência da Sociedade Floresta (ex-Floresta F.C). A história de sua fundação restringe-se aos depoimentos de moradores do Bairro Floresta, principalmente daqueles que participam ativamente da criação do clube. Em 1937, um grupo de esportistas do bairro, a maioria moradores nos arredores, onde hoje situa-se o prédio das Lojas May, da rua Santa Catarina, se reuniu para formar um clube de futebol. Assim, estava lançada a semente do que se tornaria uma das principais e mais tradicionais sociedades de Joinville.

A Escolha do Nome e Cores


Com a fundação do clube e a iimplantação de sua praça esportiva, os fundadores passaram a discutir o nome que seria dado à agremiação e quais seria suas cores oficiais. A vasta vegetação - floresta Atlântica, virgem, que dominava a região - sugeriu o nome Floresta. O verde das matas indicava a escolha dessa cor como óbvia, mas como naquela épca já existia na cidade o Glória F.C, que usava uniforme verde e branco e, como a maioria dos fundadores do novo clube era de adeptos do Caxias F.C., optou-se pela escolha do preto e branco, que eram as cores oficiais dessa equipe profissional. Ficaram na história do clube alguns de seus principais atletas na época de suas criação: Eugênio Schubert, Leopoldo Kratsch, Amandus May, Ervino Koerber "Suéco", Arthur Drefhal, Juvenal Lino, os irmãos Steuernagel - Arlindo, Waldemiro e Lolo, - Arthur Ruan, Oswaldo Tavares, Emitério Nunes, Alex Schubert e, outros mais jovens como Hugo May, Dorival May, Raul Timm, Bernardo Behnke Filho, os irmãos Harry e Heinz "Tibe" Schulz, Jacy Borges "Sete", Ivo Persike, Buba Hille e Patesko Hille.
 

Linha do Tempo

  • 1943

    Fundação do Floresta Futebol Clube. O time começou jogando em outros campos, como o Operário, até que o ex-presidente José Soares Pereira doou a quadra onde hoje fica o complexo esportivo.
  • 1954

    Família Kaesel Model vende terreno entre as ruas Santa Catarina e São Paulo para o clube construir o salão. Na década seguinte, ocorrem muitos bailes tradicionais.
  • 1962

    A atuação do time do Floresta Futebol Clube é encerrada.
  • Década de 1970

    Os bailes de Carnaval ganham força na Sociedade Floresta.
  • 1976

    Construído o maior ginásio de esportes do Sul do Brasil, com duas quadras, o que lhe rendeu o apelido de Gigantão do Floresta. O clube passa a se chamar Sociedade Floresta de Joinville.
  • Década de 1980

    Começa a era da discoteca e os bailes sociais começam a perder público.
  • 1984

    Domingo de Páscoa registra recorde de público no baile: 3.719 pessoas pagantes. É realizado o primeiro concurso para eleger a Garota Floresta. Denise Broch foi a mais famosa. Tornou-se Miss Joinville e ficou em segundo lugar na etapa estadual do concurso.
  • 1986

    Administração do clube é transferida da rua Santa Catarina para o complexo esportivo e o salão é arrendado.